Primeiros Passos/Processador Implícito
Processador Implícito
Depois de entender o contexto de um Frame de Decisão, o próximo elemento que precisamos discutir é o Processador Implícito. Este é o componente do nosso modelo que representa o mecanismo cognitivo subjacente responsável por processar os conceitos de um Contexto e tomar uma decisão. O Processador Implícito não é consciente. Ele simplesmente processa a informação e "decide" a ação a ser tomada com base na influência dos Conceitos no momento da decisão.
Lembre-se, cada Conceito no Contexto tem uma influência, que pode, quando desejado, ser representada por números ou símbolos. Quanto maior a influência de um Conceito, mais intensamente esse Conceito influencia a decisão final.
A influência de um Conceito pode ser afetada por vários fatores, incluindo a influência de Conceitos ao qual está relacionado e a ativação de Conceitos relevantes através de estímulos externos, como ver uma comida gostosa (aumenta a influência da sensação de fome) e a lábia de um vendedor habilidoso (aumenta a influência de conceitos pró-compra).
A imagem abaixo é uma representação visual de como o Processador Implícito funciona no modelo de Frames de Decisão.
Arquivo:Processador Implicito.png
O Processador Implícito tem duas funções principais:
- Processamento de Conceitos: O Processador Implícito processa os Conceitos no Contexto e determina a influência de cada um deles. Ele "decide" qual ação tomar com base na influência dos Conceitos.
- Ajuste de Influência: O Processador Implícito também ajusta a influência dos Conceitos com base em vários fatores, incluindo a evocação de Conceitos relacionados, o estado físico e emocional do tomador de decisão, e a ativação de Conceitos relevantes por meio de estímulos externos.
Vamos ver essas funções em ação em alguns exemplos práticos na próxima página.
Primeiros Passos | |
← Primeiros Passos/Mapeamento de Contexto | Primeiros Passos/Exemplos de Processador Implícito → |