Primeiros Passos/Decisões

De Frames de Decisão
Revisão de 19h44min de 15 de junho de 2023 por Daviparanagua (discussão | contribs) (Criou página com 'Após discutir o papel do '''Processador Implícito''' na criação e ajuste de Conceitos, vamos agora abordar uma categoria específica de Conceitos: as '''Decisões'''. No modelo Frames de Decisão, uma '''Decisão''' é um Conceito que determina uma ação específica a ser tomada. Diferentemente de outros Conceitos, uma Decisão tem uma influência muito alta e, consequentemente, tende a "dominar" os próximos Frames de Decisão após o momento em que é tomada. ==...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Após discutir o papel do Processador Implícito na criação e ajuste de Conceitos, vamos agora abordar uma categoria específica de Conceitos: as Decisões.

No modelo Frames de Decisão, uma Decisão é um Conceito que determina uma ação específica a ser tomada. Diferentemente de outros Conceitos, uma Decisão tem uma influência muito alta e, consequentemente, tende a "dominar" os próximos Frames de Decisão após o momento em que é tomada.

Como uma Decisão é Formada

Uma Decisão é formada como resultado do processamento do Processador Implícito. Em um determinado Contexto, por exemplo, pode haver uma configuração de Conceitos que indique que o melhor a fazer naquele momento é comer, como a presença de 👤 Fome ou 🏠 Comidas gostosas com alta influência. Uma vez que o indivíduo processe esse Contexto, pode haver o surgimento de 🎯 Comer que, nos próximos Frames, estará presente no Contexto e influenciará fortemente as próximas decisões, criando decisões como 🎯 Abrir o app e pedir comida ou 🎯 Abrir a geladeira.

É importante notar que uma Decisão não é simplesmente o resultado de uma ponderação dos Conceitos existentes no Contexto, mas também envolve a interpretação individual desses Conceitos.

Por exemplo, duas pessoas podem enfrentar o mesmo Contexto (fome, um prato de comida disponível, nenhuma restrição dietética), mas uma pode decidir comer (🎯 Comer), enquanto a outra pode decidir esperar por uma refeição mais nutritiva (🎯 Esperar). Isso demonstra que a formação de uma Decisão é uma combinação complexa de vários fatores, incluindo a influência de Conceitos individuais e a interpretação subjetiva desses Conceitos.

Exemplo de Decisão: Comer ou Esperar

Vamos examinar o exemplo anterior em mais detalhes. No Contexto que mencionamos, temos vários Conceitos relevantes, como 👤 Fome , 🏠 Comida disponível e 🎭 Preferência por uma alimentação saudável .

O Processador Implícito pondera a influência desses Conceitos. Se o Conceito 👤 Fome tiver uma alta influência no frame, o indivíduo pode decidir comer. No entanto, se o Conceito 🎭 Preferência por uma alimentação saudável tiver uma influência maior, a pessoa pode decidir esperar por uma refeição mais nutritiva.

Esta decisão, então, torna-se um Conceito próprio, com alta influência: 🎯 Comer ou 🎯 Esperar.

Geração de Decisões

É importante notar que nem todo Frame gera uma Decisão. É possível que vários ciclos sejam executados com base em uma ou várias Decisões tomadas anteriormente e já presentes no Contexto dos Frames. Por exemplo: enquanto o indivíduo estiver abrindo a geladeira para buscar comida, todos os Frames provavelmente vão manter com alta influência a 🎯 Abrir a geladeira, até que esta ação seja concluída. Uma vez que isto ocorra, a Decisão se dissipa, saindo do Contexto no próximo Frame.

Além disso, podem ser necessários vários Frames para que uma Decisão seja tomada. Pode ser que não haja Conceitos com influência alta o suficiente ou faltem heurísticas para solucionar um determinado estado. Nestas situações, o indivíduo tomará as decisões que estão ao seu alcance, baseando-se na compreensão dos Conceitos que possui.

Uma Decisão pode ser interrompida por outra Decisão, de forma temporária ou definitiva. Suponha, por exemplo, que esteja indo abrir a geladeira para matar sua fome e ouve uma forte explosão. Por conta desse novo elemento no contexto 🏠 Explosão , você pode decidir 🎯 Investigar o que aconteceu antes de prosseguir com 🎯 Abrir a geladeira. Neste caso, ambas as Decisões farão parte do Contexto, se você pretende investigar e, em seguida, ir até a geladeira. No entanto, a investigação tem influência maior.

Outra forma de uma Decisão ser extinta é quando ela perde o sentido. Você pode ter decidido 🎯 Trabalhar muito para ganhar dinheiro. No entanto, ganha na loteria ou herança. Com isso, a Decisão tomada perde o sentido e é extinta, perdendo toda a sua influência.

Funções da Decisão

Uma Decisão, uma vez formada, desempenha duas funções principais:

  1. Determinação da Ação: A Decisão direciona a ação do indivíduo. No exemplo acima, a 🎯 Comer resultará no indivíduo comendo, enquanto a 🎯 Esperar fará com que o indivíduo espere por outra refeição.
  2. Modificação do Contexto: Uma Decisão pode alterar o Contexto para futuras decisões. Por exemplo, a 🎯 Comer pode diminuir a influência do 👤 Fome , enquanto a 🎯 Esperar pode aumentar a influência de Conceitos como 🧬 Autocontrole ou 🏠 Expectativa de uma refeição mais nutritiva .


Até então, falamos de processos automáticos e, em grande parte, inconscientes. Na próxima página, vamos discutir a Metacognição, que tem muito a ver com o que você pensa e tem, de fato, consciência.

Primeiros Passos
← Primeiros Passos/Processador Implícito Primeiros Passos/Metacognição →