Primeiros Passos/Contexto: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
<noinclude> | |||
{{Navegação Primeiros Passos}} | {{Navegação Primeiros Passos}} | ||
</noinclude> | |||
O primeiro passo na aplicação do Frame de Decisão é entender o contexto em que a decisão será tomada. O Contexto é um conjunto de conceitos (com os que você viu na última página) que representa todas as informações relevantes em um determinado Frame, que podem influenciar a decisão a ser tomada. | O primeiro passo na aplicação do Frame de Decisão é entender o contexto em que a decisão será tomada. O Contexto é um conjunto de conceitos (com os que você viu na última página) que representa todas as informações relevantes em um determinado Frame, que podem influenciar a decisão a ser tomada. | ||
Linha 78: | Linha 80: | ||
Muita informação? Calma, é mais simples do que parece! Na próxima etapa, vamos montar alguns contextos como exemplo, no processo que chamamos de '''Mapeamento de Contexto'''. Tudo ficará mais claro. | Muita informação? Calma, é mais simples do que parece! Na próxima etapa, vamos montar alguns contextos como exemplo, no processo que chamamos de '''Mapeamento de Contexto'''. Tudo ficará mais claro. | ||
<noinclude> | |||
{{Primeiros Passos|Anterior=Primeiros Passos/Influência|Próximo=Primeiros Passos/Mapeamento de Contexto}} | {{Primeiros Passos|Anterior=Primeiros Passos/Influência|Próximo=Primeiros Passos/Mapeamento de Contexto}} | ||
</noinclude> |
Edição atual tal como às 13h25min de 16 de junho de 2023
Primeiros Passos | |
---|---|
O primeiro passo na aplicação do Frame de Decisão é entender o contexto em que a decisão será tomada. O Contexto é um conjunto de conceitos (com os que você viu na última página) que representa todas as informações relevantes em um determinado Frame, que podem influenciar a decisão a ser tomada.
Esses Conceitos podem abranger desde o ambiente imediato até as condições físicas e emocionais do indivíduo que toma a decisão, passando pelas regras sociais pertinentes e pelas habilidades e conhecimentos que este possui. Contudo, é praticamente impossível considerar todos os conceitos que envolvem uma decisão, e a seleção dos conceitos mais salientes a serem representados no Contexto é uma avaliação subjetiva. Portanto, é crucial lembrar que essa é uma representação metafórica, destinada à comunicação, educação e prototipagem.
Organizando Conceitos
O modelo de Contexto auxilia na organização dos diversos conceitos, delineando as informações que devem ser avaliadas. Abaixo temos uma representação mais abrangente do Contexto no modelo de Frames de Decisão, com cada caixa indicando diferentes categorias de Conceitos que devem ser considerados em um Frame de Decisão:
Conceitos que fazem parte dessas categorias podem ser representados pela notação padrão de Conceito, como 🧩 Andar de bicicleta ou usando a notação específica da Categoria (no caso, heurística) 💡 Andar de bicicleta. A escolha vai depender do objetivo. Até agora, usamos apenas a notação geral de conceito para simplificar, mas pode ser útil usar as outras e você vai encontrá-las daqui pra frente.
Vamos falar sobre cada uma dessas categorias. Não é nada complexo e, na verdade, é bem intuitivo. Vamos lá:
Conceitos Constantes
Estes são os conceitos que estão sempre presentes de uma forma ou de outra nos Frames de Decisão. São constantes no sentido de que sempre estão presentes. Isto não significa, no entanto, que não podem ser alterados, tampouco que sua influência será sempre alta. 🧩 Fome , por exemplo, sempre estará em questão, mas nem sempre a pessoa estará com fome - e, neste caso, sua influência será muito baixa ou inexistente.
Intrínsecos
Estes são conceitos que se relacionam às motivações biológicas e instintivas que estão profundamente enraizadas em nossa natureza humana. Estes são aspectos inerentes à condição humana e são constantes em todos os indivíduos, embora a intensidade possa variar.
Exemplos de conceitos intrínsecos incluem: 🧬 Necessidade de companhia , 🧬 Desejo de procriar , 🧬 Impulso para explorar e 🧬 Anseio por segurança
Autoestado
Enquanto os conceitos de Autoestado lidam com condições físicas e emocionais momentâneas, os conceitos Intrínsecos referem-se a motivações duradouras e profundamente arraigadas que moldam nosso comportamento de maneira geral. Estes referem-se ao estado físico e mental do indivíduo no momento do frame.
Eles podem incluir aspectos como:
👤 Fome , 👤 Cansaço , 👤 Alegria e 👤 Dor de cabeça
Personalidade
Esses conceitos dizem respeito às características de personalidade duradouras de um indivíduo e sua identidade social, incluindo ser brasileiro, por exemplo, ou ser introvertido ou extrovertido, metódico ou espontâneo. Essas características tendem a ser constantes ao longo do tempo e influenciam consistentemente as decisões que uma pessoa toma.
Possíveis conceitos de personalidade são:
🎭 Curioso , 🎭 Artista , 🎭 Brasileiro ou 🎭 Amante de tecnologia
Conceitos Situacionais
Estes são conceitos que variam fortemente de acordo com a situação específica em que o Frame de Decisão está sendo aplicado.
Ambiente
Os conceitos ambientais são aqueles que descrevem o ambiente imediato do indivíduo, como o local, objetos e pessoas presentes, etc. Por exemplo, se você está em um escritório, isso é um Conceito de ambiente que pode influenciar suas decisões, como se você deve trabalhar ou relaxar.
Conceitos de Ambiente incluem:
🏠 Minha casa , 🏠 Cozinha , 🏠 Paris ou mesmo 🏠 Cigarro
Heurísticas
As heurísticas são atalhos mentais ou regras práticas que o cérebro usa para simplificar a tomada de decisões. Em geral, consolidam diversos outros conceitos de forma a simplificar algo complexo. Representam conhecimentos avançados, habilidades não-inatas e vieses adquiridos por quaisquer características do sujeito. Exemplo:
💡 Andar de bicicleta, 💡 Cozinhar, 💡 Programar em Python ou mesmo 💡 Conhecer Frames de Decisão
Muita informação? Calma, é mais simples do que parece! Na próxima etapa, vamos montar alguns contextos como exemplo, no processo que chamamos de Mapeamento de Contexto. Tudo ficará mais claro.
Primeiros Passos | |
← Primeiros Passos/Influência | Primeiros Passos/Mapeamento de Contexto → |