Conceito: mudanças entre as edições

De Frames de Decisão
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
| title = Conceito
| title = Conceito
| emoji = 🧩
| emoji = 🧩
| caption = Conceitos são representados por uma peça de quebra-cabeças
| representation = {{Conceito|Maçã}} <nowiki>| < Maçã ></nowiki>
| caption = Elemento básico de informação
}}
}}


Linha 29: Linha 30:


=== Heurísticas 💡 ===
=== Heurísticas 💡 ===
Heurísticas são conceitos que definem uma forma de processar informação ou tomar decisões. Elas atuam como atalhos cognitivos ou regras práticas que simplificam a tomada de decisões. As heurísticas podem aumentar a eficiência do processamento de informações, mas também podem levar a erros ou vieses.


=== Decisões ===
Ex.: A {{Heurística|regra da reciprocidade}} é uma heurística social que nos leva a querer retribuir quando alguém nos faz um favor.
 
=== Decisões 🎯 ===
Decisões são resultados de processos de processamento de informação que criam um objetivo. Elas são baseadas na interação entre conceitos, heurísticas e outras decisões. Uma decisão existe da mesma forma que um conceito, mas tende a ter [[influência]] muito significativa em ações e atualizações
 
Ex.: Decidir {{Decisão|comer uma maçã}} em vez de uma banana é uma decisão que pode ser influenciada por conceitos como a percepção de que maçãs são mais saudáveis, a heurística de preferir frutas de cor vermelha e o contexto de ter apenas maçãs disponíveis.






== Propriedades dos Conceitos ==
== Propriedades dos Conceitos ==
'''Influência''': Esta é a importância relativa ou o peso do conceito na tomada de decisão. Um conceito com alta influência terá um impacto maior nas decisões tomadas do que um conceito com baixa influência.
'''Associações''': Estas são as ligações que o conceito tem com outros conceitos. As associações podem afetar a influência de um conceito e probabilidades associadas a ele. Elas são representadas no modelo Frames de Decisão como [[Ligação|ligações]].
'''Processador Requerido''': Este é o tipo de processamento necessário para apreender o conceito. Dependendo da natureza do conceito, ele pode requerer diferentes subprocessadores no [[Processador Implícito]].

Edição atual tal como às 11h52min de 18 de junho de 2023

Conceito
🧩
🧩 Maçã | < Maçã >
Elemento básico de informação


Conceito é o elemento básico de informação no modelo Frames de Decisão. Ele representa algum elemento, que pode ser:

  • Um objeto: Maçã, cadeira, relógio, cachorro, etc.
  • Um elemento interno: Sentimentos como alegria ou tristeza, estados físicos como fome ou cansaço, pensamentos ou ideias.
  • Um evento: Uma festa de aniversário, um terremoto, um jogo de futebol.
  • Uma categoria: Animais, frutas, cores, emoções, eventos históricos.
  • Um conceito abstrato: Justiça, amor, tempo, probabilidade, cultura.

Em resumo, qualquer coisa que possa ser identificada individualmente pode ser considerado um conceito. Se há uma palavra para definir algo, seja lá o que for, existe pelo menos um conceito envolvido. Provavelmente você pode considerar que qualquer coisa em que você consiga pensar como um elemento único é um conceito.

Os conceitos não são isolados; eles estão interligados e se influenciam mutuamente. Essa relação entre conceitos é representada no modelo como ligações, que servem para unir dois conceitos e suas propriedades.

Cada conceito é processado pelo Processador Implícito, que avalia os conceitos presentes num determinado Contexto e toma decisões com base nessas informações. As decisões resultam em Ações e Atualizações, que por sua vez, modificam o Contexto e iniciam um novo frame de decisão.

Tipos de Conceito

Alguns conceitos possuem características específicas. Os principais tipos de conceito são:

Categorias 🗃️

Categorias são agrupamentos de diversos conceitos que possuem características em comum.

Ex.: 🗃️ Frutas contém 🧩 Maçã , 🧩 Banana , 🧩 Uva ...

Heurísticas 💡

Heurísticas são conceitos que definem uma forma de processar informação ou tomar decisões. Elas atuam como atalhos cognitivos ou regras práticas que simplificam a tomada de decisões. As heurísticas podem aumentar a eficiência do processamento de informações, mas também podem levar a erros ou vieses.

Ex.: A 💡 regra da reciprocidade é uma heurística social que nos leva a querer retribuir quando alguém nos faz um favor.

Decisões 🎯

Decisões são resultados de processos de processamento de informação que criam um objetivo. Elas são baseadas na interação entre conceitos, heurísticas e outras decisões. Uma decisão existe da mesma forma que um conceito, mas tende a ter influência muito significativa em ações e atualizações

Ex.: Decidir 🎯 comer uma maçã em vez de uma banana é uma decisão que pode ser influenciada por conceitos como a percepção de que maçãs são mais saudáveis, a heurística de preferir frutas de cor vermelha e o contexto de ter apenas maçãs disponíveis.


Propriedades dos Conceitos

Influência: Esta é a importância relativa ou o peso do conceito na tomada de decisão. Um conceito com alta influência terá um impacto maior nas decisões tomadas do que um conceito com baixa influência.

Associações: Estas são as ligações que o conceito tem com outros conceitos. As associações podem afetar a influência de um conceito e probabilidades associadas a ele. Elas são representadas no modelo Frames de Decisão como ligações.

Processador Requerido: Este é o tipo de processamento necessário para apreender o conceito. Dependendo da natureza do conceito, ele pode requerer diferentes subprocessadores no Processador Implícito.