Primeiros Passos/Processador Implícito: mudanças entre as edições
(Criou página com '== Processador Implícito == Depois de entender o contexto de um Frame de Decisão, o próximo elemento que precisamos discutir é o '''Processador Implícito'''. Este é o componente do nosso modelo que representa o mecanismo cognitivo subjacente responsável por processar os conceitos de um Contexto e tomar uma decisão. O Processador Implícito não é consciente. Ele simplesmente processa a informação e "decide" a ação a ser tomada com base na influência dos Con...') |
Sem resumo de edição |
||
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
<noinclude> | |||
{{Navegação Primeiros Passos}} | |||
</noinclude> | |||
Depois de entender o Contexto de um Frame de Decisão, o próximo elemento que precisamos abordar é o '''Processador Implícito'''. Este componente do nosso modelo representa o mecanismo cognitivo que processa os Conceitos de um Contexto e toma uma decisão. Importante notar que o Processador Implícito opera de maneira não consciente. Ele processa as informações disponíveis e "decide" a ação a ser tomada com base na influência dos Conceitos no momento da decisão. | |||
De acordo com o modelo Frames de Decisão, a tomada de decisões é um processo essencialmente probabilístico. O que determina uma decisão e, consequentemente, uma ação, é um cálculo probabilístico baseado em todos os Conceitos presentes no Contexto. A influência de cada Conceito é equivalente ao "peso" que ele tem nesse cálculo. Portanto, quanto maior a influência de um Conceito, maior a probabilidade de ele gerar ações associadas. | |||
A imagem abaixo é uma representação visual de como o Processador Implícito funciona no modelo de Frames de Decisão. | A imagem abaixo é uma representação visual de como o Processador Implícito funciona no modelo de Frames de Decisão. | ||
[[Arquivo:Processador_Implicito.png]] | [[Arquivo:Processador_Implicito.png]] | ||
== Exemplo: Sentindo Fome == | |||
Por exemplo, vamos considerar o Conceito {{Autoestado|Fome}}. A sensação de fome pode variar em intensidade em diferentes frames. Quando a influência da Fome é baixa, indicando saciedade, ela não tem uma grande influência nas ações relacionadas à alimentação. Isto é, com baixa influência, {{Autoestado|Fome}} não impulsiona decisões de comer. | |||
No entanto, quanto mais tempo você fica sem comer, maior a influência do {{Autoestado|Fome}}, indicando que seu corpo precisa de energia. Com isso, a probabilidade de gerar comportamentos de comer aumenta. Se essa necessidade não for atendida, a influência deste conceito pode se tornar tão alta que "domina" o frame, com uma alta probabilidade de ocorrer uma decisão de comer. Na prática, você pode parar tudo o que está fazendo para buscar comida. | |||
É importante destacar que a relação entre um conceito e comportamentos nem sempre é óbvia. Pesquisas científicas mostraram que juízes tendiam a negar mais pedidos de liberdade condicional logo antes do horário de almoço. A conclusão foi que a sensação de fome influenciava suas decisões - no caso, de forma negativa para os requerentes. Portanto, {{Autoestado|Fome}} pode, por si só, aumentar a probabilidade de julgamentos negativos e decisões antissociais. | |||
A influência de um Conceito pode ser afetada por vários fatores, incluindo a influência de Conceitos relacionados. Estímulos externos também podem aumentar a influência de Conceitos relevantes, como ver uma comida apetitosa aumenta a influência da sensação de fome ou ouvir os argumentos de um vendedor habilidoso aumenta a influência de conceitos pró-compra. | |||
== Funções do Processador Implícito == | |||
O Processador Implícito tem duas funções principais: | O Processador Implícito tem duas funções principais: | ||
# ''' | # '''Ajuste de Influência:''' O Processador Implícito recalcula e ajusta a influência dos Conceitos com base em vários fatores. Entre eles, a ativação de Conceitos relacionados e estímulos externos. Após comer, por exemplo, é esperado que a influência de {{Autoestado|Fome}} se reduza, o que é feito pelo Processador Implícito. | ||
# ''' | # '''Criação de Conceitos:''' O Processador Implícito pode criar novos conceitos com base em estímulos externos, experiências passadas e o estado atual do tomador de decisão. Esses novos conceitos podem incluir: | ||
#* '''Conceitos comuns''', como resultado de aprendizado simples: você viu um {{Conceito|Dragão de Komodo}} pela primeira vez e, agora, tem este conceito; | |||
Vamos | #* '''Heurísticas''', que são regras simplificadas usadas para tomar decisões rápidas e eficientes. Ex.: Você aprendeu um pouco mais como {{Heurística|Dirigir}} | ||
#* '''Decisões''', que são conceitos especiais, em geral com altíssima influência e que determinam ações de forma significativa, como {{Decisão|Aprender a dirigir}}. Vamos falar sobre eles na próxima página. | |||
{{Primeiros Passos|Anterior=Primeiros Passos/ | <noinclude> | ||
{{Primeiros Passos|Anterior=Primeiros Passos/Mapeamento de Contexto|Próximo=Primeiros Passos/Decisões}} | |||
</noinclude> |
Edição atual tal como às 13h25min de 16 de junho de 2023
Primeiros Passos | |
---|---|
Depois de entender o Contexto de um Frame de Decisão, o próximo elemento que precisamos abordar é o Processador Implícito. Este componente do nosso modelo representa o mecanismo cognitivo que processa os Conceitos de um Contexto e toma uma decisão. Importante notar que o Processador Implícito opera de maneira não consciente. Ele processa as informações disponíveis e "decide" a ação a ser tomada com base na influência dos Conceitos no momento da decisão.
De acordo com o modelo Frames de Decisão, a tomada de decisões é um processo essencialmente probabilístico. O que determina uma decisão e, consequentemente, uma ação, é um cálculo probabilístico baseado em todos os Conceitos presentes no Contexto. A influência de cada Conceito é equivalente ao "peso" que ele tem nesse cálculo. Portanto, quanto maior a influência de um Conceito, maior a probabilidade de ele gerar ações associadas.
A imagem abaixo é uma representação visual de como o Processador Implícito funciona no modelo de Frames de Decisão.
Arquivo:Processador Implicito.png
Exemplo: Sentindo Fome
Por exemplo, vamos considerar o Conceito 👤 Fome . A sensação de fome pode variar em intensidade em diferentes frames. Quando a influência da Fome é baixa, indicando saciedade, ela não tem uma grande influência nas ações relacionadas à alimentação. Isto é, com baixa influência, 👤 Fome não impulsiona decisões de comer.
No entanto, quanto mais tempo você fica sem comer, maior a influência do 👤 Fome , indicando que seu corpo precisa de energia. Com isso, a probabilidade de gerar comportamentos de comer aumenta. Se essa necessidade não for atendida, a influência deste conceito pode se tornar tão alta que "domina" o frame, com uma alta probabilidade de ocorrer uma decisão de comer. Na prática, você pode parar tudo o que está fazendo para buscar comida.
É importante destacar que a relação entre um conceito e comportamentos nem sempre é óbvia. Pesquisas científicas mostraram que juízes tendiam a negar mais pedidos de liberdade condicional logo antes do horário de almoço. A conclusão foi que a sensação de fome influenciava suas decisões - no caso, de forma negativa para os requerentes. Portanto, 👤 Fome pode, por si só, aumentar a probabilidade de julgamentos negativos e decisões antissociais.
A influência de um Conceito pode ser afetada por vários fatores, incluindo a influência de Conceitos relacionados. Estímulos externos também podem aumentar a influência de Conceitos relevantes, como ver uma comida apetitosa aumenta a influência da sensação de fome ou ouvir os argumentos de um vendedor habilidoso aumenta a influência de conceitos pró-compra.
Funções do Processador Implícito
O Processador Implícito tem duas funções principais:
- Ajuste de Influência: O Processador Implícito recalcula e ajusta a influência dos Conceitos com base em vários fatores. Entre eles, a ativação de Conceitos relacionados e estímulos externos. Após comer, por exemplo, é esperado que a influência de 👤 Fome se reduza, o que é feito pelo Processador Implícito.
- Criação de Conceitos: O Processador Implícito pode criar novos conceitos com base em estímulos externos, experiências passadas e o estado atual do tomador de decisão. Esses novos conceitos podem incluir:
- Conceitos comuns, como resultado de aprendizado simples: você viu um 🧩 Dragão de Komodo pela primeira vez e, agora, tem este conceito;
- Heurísticas, que são regras simplificadas usadas para tomar decisões rápidas e eficientes. Ex.: Você aprendeu um pouco mais como 💡 Dirigir
- Decisões, que são conceitos especiais, em geral com altíssima influência e que determinam ações de forma significativa, como 🎯 Aprender a dirigir. Vamos falar sobre eles na próxima página.
Primeiros Passos | |
← Primeiros Passos/Mapeamento de Contexto | Primeiros Passos/Decisões → |