Conceito: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 30: | Linha 30: | ||
=== Heurísticas 💡 === | === Heurísticas 💡 === | ||
Heurísticas são conceitos que definem uma forma de processar informação ou tomar decisões. Elas atuam como atalhos cognitivos ou regras práticas que simplificam a tomada de decisões. As heurísticas podem aumentar a eficiência do processamento de informações, mas também podem levar a erros ou vieses. | |||
=== Decisões === | Ex.: A {{Heurística|regra da reciprocidade}} é uma heurística social que nos leva a querer retribuir quando alguém nos faz um favor. | ||
=== Decisões 🎯 === | |||
Decisões são resultados de processos de processamento de informação que criam um objetivo. Elas são baseadas na interação entre conceitos, heurísticas e outras decisões. Uma decisão existe da mesma forma que um conceito, mas tende a ter [[influência]] muito significativa em ações e atualizações | |||
Ex.: Decidir {{Decisão|comer uma maçã}} em vez de uma banana é uma decisão que pode ser influenciada por conceitos como a percepção de que maçãs são mais saudáveis, a heurística de preferir frutas de cor vermelha e o contexto de ter apenas maçãs disponíveis. | |||
== Propriedades dos Conceitos == | == Propriedades dos Conceitos == |
Edição das 00h29min de 12 de junho de 2023
Conceito | |
---|---|
🧩 | |
🧩 Maçã | |
Elemento básico de informação |
Conceito é o elemento básico de informação no modelo Frames de Decisão. Ele representa algum elemento, que pode ser:
- Um objeto: Maçã, cadeira, relógio, cachorro, etc.
- Um elemento interno: Sentimentos como alegria ou tristeza, estados físicos como fome ou cansaço, pensamentos ou ideias.
- Um evento: Uma festa de aniversário, um terremoto, um jogo de futebol.
- Uma categoria: Animais, frutas, cores, emoções, eventos históricos.
- Um conceito abstrato: Justiça, amor, tempo, probabilidade, cultura.
Em resumo, qualquer coisa que possa ser identificada individualmente pode ser considerado um conceito. Se há uma palavra para definir algo, seja lá o que for, existe pelo menos um conceito envolvido. Provavelmente você pode considerar que qualquer coisa em que você consiga pensar como um elemento único é um conceito.
Os conceitos não são isolados; eles estão interligados e se influenciam mutuamente. Essa relação entre conceitos é representada no modelo como ligações, que servem para unir dois conceitos e suas propriedades.
Cada conceito é processado pelo Processador Implícito, que avalia os conceitos presentes num determinado Contexto e toma decisões com base nessas informações. As decisões resultam em Ações e Atualizações, que por sua vez, modificam o Contexto e iniciam um novo frame de decisão.
Tipos de Conceito
Alguns conceitos possuem características específicas. Os principais tipos de conceito são:
Categorias 🗃️
Categorias são agrupamentos de diversos conceitos que possuem características em comum.
Ex.: 🗃️ Frutas contém 🧩 Maçã , 🧩 Banana , 🧩 Uva ...
Heurísticas 💡
Heurísticas são conceitos que definem uma forma de processar informação ou tomar decisões. Elas atuam como atalhos cognitivos ou regras práticas que simplificam a tomada de decisões. As heurísticas podem aumentar a eficiência do processamento de informações, mas também podem levar a erros ou vieses.
Ex.: A 💡 regra da reciprocidade é uma heurística social que nos leva a querer retribuir quando alguém nos faz um favor.
Decisões 🎯
Decisões são resultados de processos de processamento de informação que criam um objetivo. Elas são baseadas na interação entre conceitos, heurísticas e outras decisões. Uma decisão existe da mesma forma que um conceito, mas tende a ter influência muito significativa em ações e atualizações
Ex.: Decidir 🎯 comer uma maçã em vez de uma banana é uma decisão que pode ser influenciada por conceitos como a percepção de que maçãs são mais saudáveis, a heurística de preferir frutas de cor vermelha e o contexto de ter apenas maçãs disponíveis.